1 ~ Ataíde, filho do Marquês Gervásio


Desde aquela noite festiva na casa da Quinta do Castanheiro, em que Ataíde se enchera de coragem e dissera a seu pai o rumo que gostaria que a sua vida tomasse, no mar, enfrentando tempestades e piratas, outros desafios haveria de enfrentar até se tornar no homem que é hoje.

Homem distinto pela beleza do porte é uma figura singular, que sabe estar e usar o que traz vestido. Na cabeça, sobre os longos cabelos ondulados, continua a usar um tricórnio, agora enfeitado com uma pluma.

Quem o vê, não percebe logo a força que traz dentro de si. De olhar vago e sonhador, projetado para o futuro, é assim que gosta de se apresentar aos outros.

Todos conhecem as suas origens, os mimos e os cuidados com que foi criado por Dona Gerarda, mas também a disciplina e os deveres que lhe foram incutidos pelo Marquês Gervásio, seu pai.

Por todos é olhado com respeito e admiração. Por eles é procurado para o ouvirem contar o enredo das suas aventuras. Para elas, a imagem um tanto tímida, que esconde um aventureiro, é suficiente para pôr os corações a bater mais rápido quando se aproxima ou lhes dirige um olhar.

Hoje é um dia especial para Ataíde, que regressa a casa após vários meses no mar.

Ao aproximar-se do pedaço de terra onde estão as suas origens, sente-se tomado por uma sensação de desafio cumprido, e nisto, vêm-lhe à memória inúmeras recordações. Algumas da infância e do seu instinto primitivo ligado ao mar, outras, dos desafios que nele foi encontrando e que foi conseguindo enfrentar e vencer. A transbordar de alegria, anseia por chegar à Quinta onde o aguardam a sua família e a sua amada. Mal pode esperar para partilhar com eles toda uma vida até agora plena de encanto e felicidade.



 « Episódio anterior ~ Episódio seguinte »   | ver ÍNDICE



1 ~ Ataíde, son of Marquis Gervásio

Anyone who sees him does not immediately perceive the strength he brings inside him. With a vague and dreamy look, projected towards the future, this is how he presents himself to others.



Integrado na iniciativa: "De Porta Aberta… Escolha como quer entrar ".