Parte integrante do projecto internacional do Goethe-Institut sobre a arte aplicada e a modernidade, exposta no Museu Nacional do Azulejo

As artistas alemãs Uta Minnich e Lisa Ruland, juntamente com 12 estudantes das Escolas de Arte “Escola Superior de Artes e Design da Caldas da Rainha” e “Ar.co”, tentaram uma aproximação artística ao tema “Caos e Ordem”. Durante um Workshop em Caldas da Rainha, foi criado um painel de azulejos com 8 metros de altura e 4 metros de largura, a partir de 21 de Novembro exposto no Museu Nacional do Azulejo, após o que será instalado permanentemente no jardim do Goethe-Institut em Lisboa.

O projecto de arte de azulejos é a contribuição portuguesa para o projecto internacional do Goethe-Institut sobre a arte aplicada e a modernidade, apoiado pela prestigiada Fundação Anna-Lindh. A apresentação dos resultados de Lisboa, Rabat, Alexandria e Amã realizar-se-á na Primavera de 2008 em Berlim.

Artistas:

Uta Minnich
Nasceu em 1962. Terminou o curso de Farmácia na Universidade Greifswald. Estudou Artesanato Cerâmico em Stralsund e fez formação na Escola Especializada de Cerâmicas de Höhr-Grenzhausen. Em 1995 recebeu o diploma de Concepção e Design de Cerâmica. Desde 1997, trabalha por conta própria na sua oficina em Bendorf.

Lisa Ruland
Nasceu em 1968. Terminou o ensino secundário com especialidade em design e concepção. Fez uma formação para Assistente Técnica de Design e Concepção. Frequentou em 1993/94 o curso de Área Gráfica na Escola Superior de Niederrhein-Krefeld com especialidade em Design Têxtil. Completou um curso em cerâmica de olaria e a formação na Escola Superior para Design e Concepção de Cerâmicas de Höhr-Grenzhausen. Desde 2000, trabalha por conta própria na sua oficina em Mendig.