O Museu Nacional do Azulejo, em parceria com o IADE-U, no âmbito do Projeto de investigação PTDC/EAT-HAT/121601/2010 Design em Portugal (1960-1974), financiado pela FCT e cofinanciado pelo COMPETE, apresenta “A Arte Interior. Siza Vieira e o desenho de objetos”, exposição temporária que procura dar a ver como o arquitecto Álvaro Siza Vieira complementa os espaços que projeta com a criação de objectos, em sintonia com os princípios de um processo projetual que reflecte o conceito de Obra de Arte Total.

Iniciado em 2013, o projeto de exposição de objetos criados por Álvaro Siza Vieira procura dar a conhecer de que modo este arquiteto complementa os espaços que cria e qual a vivência que neles pretende projetar . Do olhar à imaginação, da mão ao desenho, os percursos que se estabelecem no processo criativo dos artefactos presentes nesta exposição pretendem demonstrar como não são determinados apenas pelas propriedades físicas da matéria e/ou pela função, mas também como representação de uma cultura imaterial, com os seus valores semânticos e simbólicos.

Sendo a vocação do Museu Nacional do Azulejo as Artes do Fogo (cerâmica e vidro), serão os objetos nestes materiais, concebidos pelo arquiteto Siza Vieira, a ter lugar de destaque nesta exposição. No entanto, estes objetos foram criados para se associarem a peças noutro tipo de materiais, pelo que a exposição será pontuada por móveis, tapeçarias e ourivesaria. Deste modo, evidenciam-se os aspetos fulcrais do desenho e a paisagem interior do universo de Siza Vieira e o modo como, independentemente da matéria ou funcionalidade do objeto, certos princípios são constantes e claramente observáveis. Um dos elementos chave da exposição é a presença da azulejaria, aspeto muitas vezes ignorado da obra do autor e que terá neste espaço um lugar de destaque e a reflexão que merece.

 

Comissária Científica: Maria Helena Souto | IADE-U

Comissário Executivo: Alexandre Pais | MNAz

Projecto Museográfico Consultoria: João Pedro Falcão de Campos e Filipa Mourão, arquitectos

 

 

A partir de 17 de julho de 2015 |  Terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Visitas orientadas disponíveis para grupos mediante marcação prévia.

Contactos: Serviço de Educação - servicoseducativos@mnazulejo.dgpc.pt - 218 100 340