As obras de Cristina Bolborea estão organizadas em temas com nomes enigmáticos (Olho do furacão, Tapetes dos mestres, Agulhas de cipreste, Chamo-me turquesa ou Jóias de caixa negra). 

O modo como estes objectos se dispõem e justapõem no espaço desta exposição evoca a imagem dos mercados islâmicos, é o lugar do maravilhoso onde têm lugar os contos exóticos de Scherazade…

Ceramista com vasta experiência e perícia artística, Cristina Bolborea “não se entrega cegamente à boa vontade do Deus do Fogo”. Os seus tapetes, as agulhas de ciprestes, os seus fantasmas literários ou mitológicos, são exactamente o que ela quis que fossem: faixas rumorejantes de tecido, placas envidraçadas com cheiro a resina, espíritos voláteis fechados na armadura da cerâmica.

Cristina Bolborea é uma artista romena com uma prolífica actividade profissional, muito conhecida a nível nacional e a exibir pela primeira vez no estrangeiro. Doutorada em Artes Plásticas e Decorativas pela Universidade Nacional de Belas-Artes de Bucareste, é professora catedrática e desenvolve, desde 2000, actividades de investigação científica na mesma instituição. Cristina Bolborea é curadora de exposições de arte decorativa contemporânea nas galerias Orizont, Galateea (Bucareste).



Patente até 4 de Janeiro de 20015

Horário: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00

ACTIVIDADES PARA ESCOLAS | CRIANÇAS DOS 6 AOS 12 ANOS

O Brilho das Mil e Uma Noites

Traga os seus alunos a esta visita mágica para exploração da exposição Lugares Onde Estarei, de Cristina Bolborea.

Entrando num ambiente de escuridão, vamos, através de uma brincadeira de interpretação criativa, descobrir o brilho de elementos mágicos da herança islâmica. No fim, levaremos connosco um pouco desta magia capturada num projecto artístico que estimula a percepção sensorial com base na observação de detalhes das obras expostas.

Orientação: Serviço de Educação do MNAz e Sofia Germani

Duração 1h00

Marcação prévia (218 100 340 ou servicoseducativos@mnazulejo.dgpc.pt) também para visitas de grupo

Visita gratuita