O MuseuNacional do Azulejo apresenta TEMPOSMODERNOS | CERÂMICA INDUSTRIAL PORTUGUESA ENTRE GUERRAS | COLEÇÃO AM-JMV, aprimeira exposição realizada em Portugal inteiramente dedicada ao design para aindústria cerâmica nacional, da primeira metade do século XX.

Exclusivamente constituída por umaseleção de cerca de quatrocentas peças pertencentes à coleção particularAM-JVM, a exposição procura evidenciar as relações entre a produção cerâmicaportuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas doinício do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras.Considerando uma larga amostra de manufaturas representativa do tecidoindustrial da época: Fábrica de Sacavém; Aleluia; Vista Alegre; Massarelos;Lusitânia; Sociedade de Porcelanas de Coimbra; entre outras; e objetos devárias tipologias: serviços de mesa; candeeiros; floreiras; caixas e figuras;trata-se de um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memóriacoletiva do país.

Reveladora de um apurado sentido desistematização, a coleção foi construída ao longo de várias décadas por António Miranda e José Madeira Ventura.Historiador da Câmara Municipal de Lisboa, António Miranda, foi diretorinterino do Museu da Cidade e coordenador do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta,onde comissariou, entre outras, as exposições Varinas de Lisboa - Memóriasda Cidade  (2015) e A Lisboa que teria sido (2017); José Madeira Ventura foicoordenador da Biblioteca do Departamento de História da Arte e da BibliotecaGeral / Biblioteca Mário Sottomayor Cardia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas– Universidade Nova de Lisboa. Com aprofundado interesse pela história dodesign e das artes aplicadas, os colecionadores dedicaram-se a reunir umconjunto de peças demonstrativas da circulação de modelos e contaminação entrea produção cerâmica europeia.

A exposição TEMPOS MODERNOS tem curadoria de Rita Gomes Ferrão, investigadorado Instituto de História da Arte da FCSH-UNL, autora dos livros Hansi Staël: Cerâmica, Modernidade eTradição (2014) e Querubim Lapa:Primeira Obra Cerâmica 1954-1974 (2015). Historiadora de arte e curadora,cujo trabalho se tem centrado no estudo das relações entre a produção decerâmica portuguesa e o modernismo, em contexto internacional.

Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h. Última entrada às 17h30.

VISITAS ORIENTADAS PELA CURADORA, Rita Gomes Ferrão (RGF) E PELOS COLECCIONADORES, António Miranda (AM) e José M Ventura (JMV)

SEGUINTES SÁBADOS, ÀS 15H30:

20 DE OUTUBRO - RGF
27 DE OUTUBRO - AM

17 DE NOVEMBRO - RGF
24 DE NOVEMBRO - AM

8 DE DEZEMBRO - RGF
29 DE DEZEMBRO - AM

19 DE JANEIRO - RGF
26 DE JANEIRO - AM

16 DE FEVEREIRO - RGF
23 DE FEVEREIRO - AM