Programação do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus

A 18 de Maio comemoramos o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus. Assim, as salas do Museu Nacional do Azulejo serão o palco para FADO SOBRE AZULEJO.
O evento conta com atuações de artistas convidados, que dão voz a novas interpretações do Fado. Existem ainda conversas, onde se irá explorar de que forma é que estes dois grandes pilares da cultura portuguesa se interligam. Neste dia, pode também contar com workshops de pintura de azulejo, visitas orientadas, uma exposição de fotografia e uma sessão de Fado Vadio.
Venha celebrar a festa dos museus, num dos mais belos cenários de Lisboa, o Convento da Madre de Deus | Museu Nacional do Azulejo.

15h00 – ABERTURA DO EVENTO FADO SOBRE AZULEJOS

15h30 – CONVERSAS NO JARDIM DE INVERNO | FADO SOBRE AZULEJOS

Ambas as artes têm conhecido, nos últimos anos, novas formas de abordagem, demonstrando que são elementos vivos da cultura portuguesa, com capacidade de se reinventar e adaptar aos novos tempos. Jovens artista do Fado e da Cerâmica juntam-se e partilham as suas visões, numa conversa descontraída entre o verde convidativo do Jardim de Inverno.

Oradores: Alexandre Pais (conservador do MNAz) e Pedro Ferreira (Pedrita Studio) | área da Cerâmica e do Azulejo e Pedro Mafama e Filipa Carvalho | área da música e do Fado. Moderador: André Imenso

15H30 – VISITA ORIENTADA pela curadora Rita Ferrão à EXPOSIÇÃO TEMPOS MODERNOS. CERÂMICA INDÚSTRIAL PORTUGUESA ENTRE GUERRAS. COLEÇÃO A.M. — J.M.V.

Sem inscrição prévia

Exclusivamente constituída por uma seleção de cerca de quatrocentas peças pertencentes à coleção particular AM-JVM, esta exposição procura evidenciar as relações entre a produção cerâmica portuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas do início do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras.

17H00 – WORKSHOP DE PINTURA DE AZULEJO

Para famílias com crianças a partir dos 3 anos e público em geral

Inscrição prévia para servicoseducativos@mnazulejo.dgpc.pt

17H30 – CLAUDIA LEAL – FADO NO PANORAMA DE LISBOA

Para além de fadista, Cláudia Leal é das poucas mulheres instrumentistas de Fado. Desta forma a fadista assume uma convicção musical dentro da linha tradicional. “Fado Vida” é o seu mais recente trabalho de sua autoria.

18H00 – FADO VADIO NO JARDIM DE INVERNO

Sessão de Fado Vadio para usufruir no espaço de esplanada do Jardim de Inverno

18H45 – VISITA ORIENTADA AO MUSEU

19H00 – WORKSHOP DE PINTURA DE AZULEJO

Para famílias com crianças a partir dos 3 anos e público em geral

Inscrição prévia para servicoseducativos@mnazulejo.dgpc.pt

19H45 – PEDRO VICENTE – FADO NA SALA DOS ARCOS

Pedro Vicente estreou-se enquanto músico, autor e compositor no final de 2017 com o lançamento do seu primeiro álbum de originais Espera, tendo percorrido vários palcos de Norte a Sul do país, bem como as principais rádios e televisões nacionais. No ínicio do presente ano, voltou a estúdio para o seu novo single, com produção de João Só e Ricardo Ferreira e lançamento previsto para Junho de 2019. Apesar de ter uma carreira mais vincada na Pop Rock e Blues, também é o autor de alguns fados e fados canção.

20H45 – VISITA ORIENTADA AO MUSEU

21H00– GASPAR VARELA – GUITARRA PORTUGUESA NO JARDIM DE INVERNO

Gaspar é bisneto de Celeste Rodrigues e quis, desde muito pequeno, aprender a tocar guitarra portuguesa para poder acompanhar a sua bisavó. Concretizou este sonho quando tinha sete anos de idade, na Gala da Rádio Amália, pela mão do seu mestre e professor, o guitarrista Paulo Parreira, passando a acompanhar Celeste Rodrigues em diversas ocasiões. Com apenas quinze anos e no ano em que edita o seu primeiro trabalho discográfico, Gaspar foi o mais novo guitarrista a apresentar um concerto em nome próprio no ciclo Há Fado no Cais, no CCB, com sala esgotada, feito que repetiu na mítica sala do Lux-Frágil em Lisboa.

22h00 - VISITA ORIENTADA AO MUSEU

Em permanência:

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA de RICARDO AMARAL

PEDDY PAPERS PARA FAMÍLIAS (basta solicitar na receção)

E AINDA: CAFÉ E CHOCOLATE QUENTE