O departamento de Conservação e Restauro desenvolve, através da sua prática e reflexão teórica, os métodos e princípios conducentes a boas práticas de Conservação e Restauro do património em Azulejo, como objecto museológico ou património integrado na arquitectura, ocupando-se também, dos problemas relacionados com a Cerâmica.
Elabora diagnósticos, propostas de tratamento e executa intervenções de conservação e restauro em azulejos e conjuntos de azulejos integrados na arquitectura, tanto de entidades públicas como privadas, daí resultando a elaboração de pareceres técnicos e cadernos de encargos para as intervenções, podendo fazer o respectivo acompanhamento e fiscalização.
Dá apoio à Formação, através de estágios académicos e profissionais de especialização e acções de formação contínua para profissionais de Conservação e Restauro de Azulejo. |  |
O serviço de Conservação e Restauro dispõe de oficinas de tratamentos secos e húmidos, laboratório de Física e Química, salas de pintura e manufactura de azulejo e um arquivo documental dos tratamentos que executa e coordena.
Em articulação com o departamento de Exposições e Museografia, promove a implementação do plano de Conservação Preventiva do Museu.