O seu navegador necessita de suporte Javascript para esta funcionalidade. Museu Nacional do Azulejo - Conservação e Restauro
28 de Junho de 2017
Utilize as teclas de atalho Alt+2 para navegar para a área de pesquisa do sítio web.
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.

Conservação e Restauro

O departamento de Conservação e Restauro desenvolve, através da sua prática e reflexão teórica, os métodos e princípios conducentes a boas práticas de Conservação e Restauro do património em Azulejo, como objecto museológico ou património integrado na arquitectura, ocupando-se também, dos problemas relacionados com a Cerâmica.

Elabora diagnósticos, propostas de tratamento e executa intervenções de conservação e restauro em azulejos e conjuntos de azulejos integrados na arquitectura, tanto de entidades públicas como privadas, daí resultando a elaboração de pareceres técnicos e cadernos de encargos para as intervenções, podendo fazer o respectivo acompanhamento e fiscalização.

Dá apoio à Formação, através de estágios académicos e profissionais de especialização e acções de formação contínua para profissionais de Conservação e Restauro de Azulejo.
restauro de painel de azulejos


O serviço de Conservação e Restauro dispõe de oficinas de tratamentos secos e húmidos, laboratório de Física e Química, salas de pintura e manufactura de azulejo e um arquivo documental dos tratamentos que executa e coordena.

Em articulação com o departamento de Exposições e Museografia, promove a implementação do plano de Conservação Preventiva do Museu.


 Pintura de preenchimentos de azulejo  

Contacto
Maria de Lurdes Esteves
mesteves@mnazulejo.dgpc.pt
 


Intervenções

Ligações

Documentação



  • Recomende este sítio web