A Biblioteca é especializada em Azulejo, Cerâmica, Conservação e Restauro de Cerâmica, existindo ainda títulos sobre História de Arte, Iconografia, Museologia, reunindo mais de 6000 títulos que incluem monografias, catálogos de exposições e publicações periódicas.
O Centro de Documentação tem disponível informação actualizada sobre ceramistas nacionais e estrangeiros, centros de produção nacionais e imóveis com revestimentos em azulejo.
A Biblioteca dispõe de Base de Dados que pode ser acedida no computador destinado para o efeito, podendo ser solicitado apoio ao pessoal da Biblioteca.
Os utilizadores dispõem da possibilidade de lhes serem fornecidas fotocópias e é permitido o uso de máquina digital.
Horário: Terça a Sexta feira - 10h00 / 12h30 e 14h00 / 17h00. Livre Acesso
A Biblioteca do Museu Nacional do Azulejo tem um acervo bibliográfico especializado em Azulejo, Cerâmica, Conservação e Restauro de Cerâmica, existindo ainda títulos sobre outras temáticas como História de Arte, Iconografia e Museologia. Reúne igualmente informação actualizada sobre ceramistas nacionais e estrangeiros, centros de produção nacionais e imóveis com revestimentos em azulejo.
O acervo reúne mais de 6.000 títulos que incluem monografias, catálogos de exposições e publicações periódicas.
|  |

O ARTstor, website de acesso restrito, tem como único participante português o Museu Nacional do Azulejo / Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões, que disponibiliza na sua biblioteca o acesso gratuito a esta base de imagens, contando, para o efeito, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O ARTstor, website de acesso restrito, conta com cerca de um milhão de imagens, nas áreas da arte, arquitectura, humanidades e ciências sociais, dispondo de um conjunto de ferramentas para ver, apresentar e organizar imagens para investigação ou fins educacionais.
O acesso a esta extraordinária Base de Dados implica marcação prévia.